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20 de maio de 2011

Nova perspectiva de gestão para ser "um time que é sempre campeão"

Nos ultimos anos os clubes brasileiros estão iniciando uma nova era em suas gestões. Já arrecadam mais com patrocínios do que com renda de público nos jogos. Começam a aproximar os salários pagos aqui com alguns da europa. Trouxeram de volta ao futebol grandes nomes que pareciam que nunca iriam voltar. Criaram estruturas modernas de CTs, estádios etc. Bateram recordes em suas arrecadações. Aumentam a cada dia o quantitativo de sócios. Constituíram novos ídolos. E tanta coisa mais.

Enquanto isso, o que ocorre com o Santa Cruz?

Todo ano as coisas se repetem: técnico novo; time todo reformulado, quase ninguém do ano anterior; após o estadual, ninguém sabe o time que o Santa Cruz terá para o segundo semestre; os sócios continuam sem vez; um jogador que começa a ser tido como ídolo é rapidamente vendido e não fica mais de seis meses no clube; etc.

Até quando?

Ao que parece, o presidente Antônio Luiz Neto começa a esboçar uma nova mentalidade na gestão do clube. As exigências feitas pelo técnico Zé Teodoro tem colaborado para esta evolução. Até agora, estão de parabéns. Mas esta mudança na gestão tem que prosseguir! Mudanças que precisam ser feitas são inúmeras, porém já começamos a caminhar. 

E o que precisa ser feito para este quadro mudar?

SÓCIOS - Precisam ser atraídos. Como? Com conforto no estádio. Conforto na aquisição dos ingressos. Conforto no pagamento da mensalidade que precisa ser alterado para que alguém em outro estado possa também se associar, e não necessariamente tenha que se dirigir à sede do clube. Benefícios que não se limitem apenas ao direito de adquirir ingressos para dependentes. Dentre outros.

JOGADORES - Além de qualificados, precisam ser valorizados e pensados a longo prazo. É tão bom já saber a base que teremos no time de 2012, de 2013, de 2014 etc. O clube nunca teve isso. E precisa que assim seja feito, pois o retorno será de títulos e mais títulos, como vêm ocorrendo com os clubes mais estruturados do país porque assim têm feito.

ÍDOLOS - Precisamos de ídolos! Quem foi o ídolo do Clube na última década? Marcelo Ramos, Rosembrick, Alexandre, Gilberto...quem? Ninguém! A torcida está carente. Como dito acima, com os jogadores valorizados e com longo tempo no clube, títulos virão e ídolos se formarão. Dos "ídolos" de hoje, um já se foi, Gilberto, e os outros dois (Thiago Cardozo e Zé Teodoro), até quando ficarão?

MARKETING - Um dos grandes problemas das gestões do Tricolor é a ausência de investimentos pesados em marketing. Prova disso é que quando passa por um período de "recesso" de jogos, como o que está passando agora, sempre fala que não terá verba pois não haverá jogo. Verba só de jogo? Não pode! Tem que aprender a investir no marketing e ter retorno em produtos diferenciados, em venda de camisas personalizadas por atleta, ou criar uma situação diferente por trazer um jogador "marketeiro", que atrai patrocínios e público, como foi na época com Mancuso, como todo grande clube tem feito, enfim, atrair outras fontes de recursos por meio do marketing para aumentar a divulgação e a verba da "marca" Santa Cruz.

ESTRUTURA - Como pode o clube pernambucano de torcida mais apaixonada e dono do maior estádio não ter um campo ou uma base (CT) para treinar, ou uma boa estrutura para cuidar dos atletas? Precisa treinar no campo de jogo e como consequencia o danificar. Isso precisa mudar! Centro de treinamento, departamento médico moderno, academia e outras coisas mais precisam ser estabelecidas no clube.

ARENA CORAL - Não podemos falar em estrutura sem falar dela, a Arena Coral. Segundo nosso presidente Antônio Luiz Neto ela vai sair e, o mais importante, não prejudicará o patrimônio do clube, pelo contrário, o reforçará. É um grande empreendimento sim, mas não pode ser um fim em si mesmo e nem é a principal preocupação da diretoria. Todos os outros pontos precisam ter prioridade para colocar o clube no patamar ideal. Assim, não é suficiente ter uma grande torcida e uma excelente arena se não almejarmos patamares mais elevados em termos de títulos.

PLANEJAMENTO PARA TÍTULOS - Talvez o principal ponto. Em termos de conquista de títulos, qual a meta a longo prazo? O clube sabe? A torcida sabe? Estes contratos a longo prazo nos fazem imaginar que queremos estar na Série A no ano do Centenário (2014). Mas só estar? A torcida quer títulos! Por que nunca pensamos em ser Hepta? Por que nunca almejamos ganhar uma Copa do Brasil e apenas "participamos"? Por que um título brasileiro nunca é posto em pauta? E o que falar de um título internacional? Parece já "viajar" demais, não é?

Com o recente título do Campeonato Pernambucano de 2011 e o amor cada vez mais inflamando da Torcida mais apaixonada do Brasil, precisamos passar a ser grande não pela história que passou ou pela torcida que se inflamou e enche o Mundão do Arruda, e sim por conquistas e mais conquistas que este clube e esta torcida merecem. Mas para isso, precisamos de novas perspectivas de gestão.

Presidente Antônio Luiz Neto, este é o momento! Toda torcida tricolor está com você!

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