Análises críticas, opiniões, notícias e muito mais sobre o Santa Cruz FC. Seja bem-vindo. Este espaço é seu.

23 de maio de 2011

Zé Teodoro: um ídolo que se forma ou mais um que ganha e vai embora?


Quem será Zé Teodoro para a história do Santa Cruz? Só quem pode respoder é o próprio clube e sua diretoria, pois no que depender da torcida ele poderá se transformar no maior ídolo dos últimos 20 anos!

Ídolos são cada vez  mais raros no futebol brasileiro. Mal começa a se destacar, o atleta diferenciado é logo vendido e deixa o clube após pouco tempo de atividade. No caso dos treinadores ocorre o inverso, bastam alguns maus resultados e é logo mandado embora, mesmo se algo anterior tenha conquistado.

Para se tornar ídolo de um clube vários fatores são necessários. Dentre eles, além de conquistas, gostaria de destacar o tempo de "serviços prestados" a um clube. Exemplos não faltam, como o de Rogério Ceni, intocável no gol do São Paulo, seu clube há 20 anos; como o também goleiro Marcos, que pode completar 50 anos de idade e nunca será tirado do Palmeiras; e como o maior exemplo, Sir Alex Ferguson, do Manchester United da Inglaterra, 25 anos no cargo de treinador. Todos estes são nomes que, pelo seus feitos e tempo no clube, serão sempre idolatrados.

Porém, será assim com Zé Teodoro?

Propostas já tem para sair. Mas disse que para este ano fica. Por que só para este ano? Por que assim como com os atletas a diretoria não faz um contrato de longo prazo com o treinador, até 2014, por exemplo? É um contrato de risco, eu sei, pois quando a coisa balançar logo vão pedir sua cabeça. Mas já imaginou uma equipe como a do Santa Cruz jogando com a mesma base de atletas e mesmo treinador por três a quatro anos seguidos e enfrentando equipes que se montam e se desmontam todo ano? Quem sairá na frente?

Zé Teodoro está a um passo de se tornar ídolo no clube. Caso consiga o acesso para a Série C, ele ficará para sempre marcado pelo feito conseguido. No entanto, caso saia, corre o risco de ser como Givanildo: ora vem, ora vai e não é unânime para a torcida tricolor como o é Zé Teodoro, apesar de muitas conquistas no clube.

Não lembro, se é que teve, de um treinador tricolor com tanta aceitação da torcida a ponto de ter um grito de específico para ele, como o é o carinhoso grito "Zé Te Adoro", tão cantado nas arquibancadas do Arruda.

Há anos não temos um comandante tão qualificado, com confiança total da torcida, com uma identificação com a mesma, com um time de guerreiros que "lutam" quando vestem a camisa, com um time vencedor.

Se para o nosso presidente o clube pertence à torcida, então que seja feito todo o esforço possíve para termos Zé Teodoro como nosso comandante durante muitos e muitos anos. Para que ele não seja mais um, mas sim o ídolo número um da torcida mais apaixonada do Braisl!

Nenhum comentário:

Postar um comentário